São Vicente teve uma vida fascinante antes de se juntar à corte de Caterina de Médici, uma das rainhas mais sinistras da França.
Vítima de um naufrágio em um navio mercante, prisioneiro durante anos na Turquia, fugiu e chegando à França logo integrou uma comitiva papal.
Já não bastasse a sorte, foi escolhido pelo papa para levar uma mensagem à rainha Catarina em Paris, onde ficou a serviço da princesa Margot, filha de Catarina.
Foi com o dinheiro da princesa Margot que o padre Vicente começou a fazer caridade.
Margot ficou conhecida na história como uma princesa desvirtuada, Catarina como supersticiosa e má. Sendo assim, eu me digo que a jovem tentava reparar a situação, seja a da população miserável , seja da própria família junto a Deus, através do dinheiro que dava ao padre Vicente e aos pobres.
“Os grandes propósitos são sempre atravessados por diversos obstáculos e dificuldades.” .
São VicenteMais tarde, durante a regência de Ana da Austria, com algumas freiras, o Padre Vicente inventou a primeira instituição de caridade do mundo chamada de “Les Filles de la Charité”!
Foi justamente na Congregação “Les Filles de la Charité” que, séculos depois, em 1830 a Virgem Maria apareceu à jovem Catarina de Labouré, uma noviça, para apresentar-lhe a idéia de criação uma medalha protetora, a Medalha Milagrosa de Paris.Porém veremos mais detalhes da história da Medalha em outro post
Além de uma igreja que leva seu nome, muitos lugares da cidade têm lembranças de São Vicente, como a Igreja Saint Eustache perto do Halles de Paris onde viveu.
Na Igreja Saint-Severin no Quartier-Latin vitrais expõe sua obra.
Porém, sem dúvida a mais importante lembrança de São Vicente está na a capela dos Lazaristas ou de São Vicente onde o próprio santo se encontra exposto em seu ataúde de ouro.
A capela faz parte da Igreja des Lazaristes (Ordem Vicentina), irmãos e sacerdotes da Congrégation de la Mission, fundada em 1625 por São Vincente de Paula.
A missão instalou-se na Rue des Sèvres após seu membros serem expulsos do antigo Priorado de Saint-Lazare pela revolução.
Para homenagear seu fundador, os Vicentinos construíram essa capela para receber as relíquias de São Vicente de Paula. A primeira pedra da capela foi colocada em 17 de agosto de 1826, e sua construção terminou no ano seguinte.
Seu relicário está localizado acima do altar-mor. A capela foi restaurada em 1983 e 1992. É classificada monumento histórico por decreto publicado em diário oficial dia 27 de março de 1994.
Aliás, a capela situa-se logo ao lado da Igreja da Medalha Milagrosa, outro ponto importante para os católicos do mundo inteiro.
Atenção a Igreja de São Vicente de Paula fica na Praça Franz-Liszt no 10° distrito, mas seu corpo está na Capela de São Vicente na 95 Rue de Sèvres no 6° distrito de Paris.