Nesta quinta-feira, dia 12, o presidente da república Emmanuel Macron se pronunciou em rede nacional passar algumas diretrizes para o povo francês em função da pandemia ligada ao Coronavírus ou Codiv-19. Franceses que alias se mostram um tanto quanto sépticos em relação à gravidade da doença.
As eleições municipais, domingo 15/03 por exemplo, foram mantidas.
No entanto, segundo Macron, neste momento de pandemia de coronavirus a população francesa deverá fazer ajustes em seu quotidiano, priorizando o trabalho a partir de suas casas quando possível. O que para alguns será obrigatório, tendo-se em vista o fechamento das escolas. Considerados vetores de propagação do Codiv-19, as crianças deverão ter aulas a partir de seus computadores em suas casas. Pessoas de idade foram aconselhadas a deixar seus lares o mínimo possível e evitar aglomerações.
Eventos e reuniões com mais de cem pessoas foram proibidos. Muitas atrações fecharam com a medida.
Além da Euro Disney, que já havia anunciado seu fechamento, outros seguiram.
Veja a lista abaixo:
Louvre: Fechado
Torre Eiffel: Fechada
Versalhes: Fechada
Bateaux Mouches: está funcionando, porém limitado a 100 clientes e também limitado às condições climáticas (em caso de nova cheia do Rio Sena será suspenso novamente)
Bateaux Parisiens: Idem Bateaux Mouches.
Cruzeiros Vedettes de Paris: Limitado a 100 pessoas.
Cabaré Moulin Rouge: Fechado
Cabaré Le Lido: Fechado até segunda ordem
Paradis Latin: Fechado até segunda ordem
Os Monumentos Nacionais estão restringindo o número de visitantes para controlar o fluxo e não lotar os locais. A tendência é que fechem por falta de pessoal para atendimento, diminuindo ainda mais os riscos de contágio do
Nos cruzeiros e no transporte reforçamos a higienização e mantemos aeração constante, assim como o acompanhamento assíduo do estado de saúde do pessoal em contato com o público.
Finalmente, a França escolheu frear a propagação sem medidas drásticas, mas preventivas contra o Codiv-19.
Os comércios e restaurantes estão abertos e a impressão à primeira vista e que nada mudou.
De fato, até o momento a impressão que tempos é parte da França está de férias. Nas ruas de Paris a vida segue quase normalmente.
A situação muda a cada dia, mas pensando que deve ser difícil imaginar como estão as coisas por aqui preparei o vídeo abaixo para você. Finalmente, imagens valem mais que mil palavras.
Clique na imagem e veja