A Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França entre 1682 até 1789.
O Castelo de Versalhes foi moradia de três reis: Luís XIV, Luís XV, Luís XVI.
Sua história como Palácio real se inicia em 1682, quando Luís XIV se muda de Paris e termina quando Luis XVI e a família real foram forçados a voltar à capital como prisioneiros durante a Revolução Francesa em 1789.
Luís XIV, conhecido como "Rei-Sol", foi um monarca absolutista da França, reinando de 1643 a 1715.
Luís XIV desejava instalar-se perto de Paris, mas suficientemente longe dos tumultos e doenças da cidade. Paris o lembrava de sua infância e os constantes tumultos de uma guerra civil entre as fações rivais de aristocratas e principes contra o reinado de sua mãe, rainha regente.
Mas de fato, a história do Castelo de Versalhes começa em outro castelo, o Vaux-le-Vicomte, construído por Nicolas Fouquet, Ministro das Finanças do rei em 1661.
Durante a festa de inauguração de Vaux-le-Vicomte, ao invés de se maravilhar com a nova casa do ministro, Luis XIV se indignou e partiu furioso. Como o ministro poderia ter uma casa mais suntuosa que ele, rei da França?
Assim, Luís XIV mandou prender Fouquet e confiscou sua propriedade, afirmando que Fouquet não estaria apto a construir o seu grande Castelo de Vaux-le-Vicomte se não tivesse se apropriado indevidamente de fundos da Coroa.
Impressionado com a beleza de Vaux-le-Vicomte e seus jardins e espelhos d’água, Luis XIV empregou seus construtores, os talentuosos arquitectos e paisagistas Louis Le Vau e André Le Nôtre e o pintor e decorador Charles Le Brun para a construção do Palácio de Versalhes.
Para a empreitada Luis XIV resolveu aproveitar um pavilhão de caça localizado a oeste da Paris, edificado por seu pai. Ao longo das décadas seguintes expandiu-o até torná-lo no maior palácio do mundo.
Decorado com esculturas e muito ouro Versalhes impressiona e encanta com sua grandeza e beleza monumentais.
Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados de França, recebe em média oito milhões de turistas por ano.
Você pode ir a Versalhes de trem. Neste caso, recomenda-se muito cuidado com os batedores de carteira que rondam nos vagões, avidos em encontrar turistas despreparados. O site da RAPT mostra como chegar a partir de seu ponto de partida.
Você pode também adquirir conosco um passeio com transporte por guia-motorista falando em português e saindo de seu hotel que inclui entradas e audio-guia.
A vantagem desse passeio encontra-se no fato de você chegar cedo e assim evitar as imensas filas, podendo visitar tranquilamente o castelo, além de tirar fotos antes de a multidão chegar, entre outras coisas.
Durante o trajeto o guia-motorista conta a história e curiosidades sobre o monumento para seu maior aproveitamente da descoberta. O passeio com transporte para Versalhes oferece descontração e comodidade, além de uma visita sem desgaste e preocupações.
Fale conosco e obtenha mais informações