O nome Tartiflette, de invenção recente, deriva do nome da batata em Savoyard, tartifla, um termo também encontrado em Provençal tartifle. O prato foi inventado nos anos 70 servido em estações de esqui da região. O prato cozido ao forno e composto de:
INGREDIENTES
PREPARO
Para fazer uma tartiflette, as batatas são descascadas e pré-cozidas (água, vapor ou, de preferência na frigideira). Separadamente, cebola e bacon são refogados. Os reblochons são então cortados ao meio e em fatias e as mesmas são organizadas com a crosta para baixo ou para cima (dependendo das escolas) sobre os demais ingredientes.
O prato pode ser temperado com um pouco de vinho branco seco do vinhedo Savoy (Apremont (AOC), Chignin (AOC), Savoie (AOC)2...). O vinho pode ser usado para o desglaze das cebolas, ou outras variantes possíveis.
Cubra a mistura com um bom reblochon e coloque o prato no forno até que o reblochon esteja derretido e a crosta esteja torrada. A tartiflette pode ser apreciada com um vinho do vinhedo Savoy (vinho branco, Chignin-bergeron ou um vinho tinto frutado, por exemplo...).
Uma refeição simples, mas deliciosa, que pode ser apreciada em qualquer época do ano, no inverno - à noite e até mesmo no verão.