Referir-se às especialidades francesas e à culinária tradicional, sem mencionar a carne borgonha, é simplesmente impossível.
O boeuf bourguignon, como o nome sugere, tem suas origens na Borgonha da Idade Média, uma região conhecida por seus vinhedos e fazendas de gado.
Dica : para ainda mais sabor, adicione a este prato um pouco de bacon defumado.
PREPARO
1 Corte a carne em cubos de 3 cm, retire os grandes pedaços de gordura.
2 Corte a cebola em pedaços. Refogue em uma frigideira de manteiga. Uma vez transparente, despeje-a em uma caçarola de ferro fundido de preferência.
3 Faça o mesmo com a carne, mas várias vezes, até que todos os pedaços estejam cozidos. Adicione-os gradualmente na caçarola. Não tenha medo de adicionar manteiga entre os lotes.
4 Quando toda a carne estiver na caçarola, desglaze a panela com água ou vinho e ferva raspando para recuperar o suco. Tempere com sal e pimenta e adicione ao resto.
5 Cubra com um pouco do vinho e deixe ferver por algumas horas com o buquê garni e as cenouras em fatias.
Cozinhe por pelo menos 2 horas
Dica: prepare na noite anterior todos os ingredientes e deixe marinar no vinho durante uma noite, separe os com uma peneira e manualmente antes de irem à caçarola.
Ou ainda depois do preparo completo, deixe repousar e sirva no dia seguinte, adicione vinho ou água na hora de reaquecer, se necessário.