Tarte Tatin é a torta mítica de maçãs que é assada de cabeça para baixo e é degustada de cabeça pra cima.
Lindas maçãs caramelizadas, uma pasta fina... a simplicidade de uma sobremesa servida morna com um creme de leite frequinho e espesso.
Conta a lenda que a torta Tatin foi inventada acideltamente pelas donas de um hotel-restaurante em Lamotte-Beuvron. Uma das irmãs, tentando fazer uma torta de maçã, esqueceu de colocar a massa e adicionou-a durante o cozimento. Outra versão da história diz que Stephanie Tatin a teria derrubado quando saiu do forno. Querendo compensar o erro, ela teria pego a torta e servido de cabeça para baixo.
De acordo com o Grand Larousse Gastronomique, trata-se de fato uma história inventada.
Na verdade, se a torta Tatin foi democratizada pelas irmãs Tatin no final do século XIX em seu restaurante em Lamotte-Beuvron, a torta nunca foi o resultado de um erro. As irmãs Tatin não eram desajeitadas ou distraidas, mas sim gestoras experientes de um estabelecimento respeitável.
O que faz desta torta um sucesso é justamente a facilidade de preparo.
Abaixo você encontra a receita da massa, mas pode também comprá-la pronta e caprichar no resto, que é muito simples.
Uma vez a questão da massa resolvida, começe preparando a calda de caramelo na panela ou no próprio fundo da forma, com açucar e manteiga aquecidos até ficar espessa e dourada. Mexa com uma colher de pau e não deixe escurer muito, para que sua torta não fique com gosto amargo de queimado. Deixe a calda esfriar no fundo da forma.
Corte as maças em “meia lua” e coloque-as na forma sobre a calda de caramelo.
Quem tiver açucar “baunilhado” pode salpicar as maças com ele, assim como a canela (facultativo e a gosto)
Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao fogo durante 5 a dez minutos. Em seguida estenda a massa sobre as maçãs e leve-a ao forno (35 a 40 min). A massa vai dourar e o caramelo vai aparecer nas bordas da forma.
Retire da forma virando e deixando a massa para baixo e sirva enquanto estiver quente.
Sirva com uma bola de sorvete de baunilha ou chantilly ( embora alguns especialistas digam que assim ela deixa de ser uma tarte tatin)
Para 8 pessoas
Tempo de preparo 50 minutos
8 à 10 maças golden
150 g de manteiga
150 à 200 g de açucar
200 à 250 g de massa para torta
cannela (facultativo)
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada em cubos
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 a 3 colheres (sopa) de água gelada
Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm. Se não for usar imediatamente, volte à geladeira. É importante que eles estejam gelados para que o resultado seja uma massa crocante.
Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, o sal e misture bem.
Junte os cubos de manteiga e misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga.
Adicione uma colherada de água gelada por vez, conforme a necessidade, e misture apenas até conseguir formar uma bola. (Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha).
Faça uma bola e embrulhe a massa com filme. Leve à geladeira para descansar entre 2 a 24 horas, como você preferir.
Boa degustação!