Centro Georges Pompidou ou Beaubourg - O Centro Georges Pompidou (Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou) também conhecido como Beaubourg é “O” museu de arte moderna de Paris. Um complexo fundado em 1977 que abriga não somente exposições de arte moderna, mas também biblioteca, teatros, entre outros projetos culturais.
O Centro Georges Pompidou é carinhosamente chamado pelos parisienses Le Centre Beaubourg e está situado no quarto distrito de Paris. Perto da Notre Dame na margem direita do rio Sena.
O prédio ultra moderno para sua época, foi criado pelos arquitetos italianos Renzo Piano e Richard Rogers. O conceito arrojado do Centro Georges Pompidou foi bastante criticado, tornando-se uma grande polêmica na cidade de Paris e na França. As desapropriações e uma mudança radical na paisagem histórica da cidade suscitaram muito descontentamento. Os arquitetos contam hoje que no momento da construção eles evitavam falar que eram os conceptores, tanto era o medo das reações.
Porém, atualmente o Centro é considerado (tanto pela sua arquitetura quanto pela sua proposta) um dos marcos iniciais da pós-modernidade nas artes.
Trata-se de um dos principais exemplos da arquitetura high-tech - que utiliza os elementos tecnológicos como objetos estéticos. No Centro Pompidou, isto pode ser observado nas grandes tubulações aparentes (dutos de ar condicionado e outros serviços), nas escadas rolantes externas e na estrutura em aço.
É um dos lugares mais visitados de Paris tanto pelos jovens, como intelectuais de todas as idades. Costuma também ser o lugar de introdução à arte para muitas crianças.
Além disso, sua biblioteca dispoe de uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas assim como televisões com canais internacionais. Sua criação previu igualmente a existência de um espaço público (a Praça do Centro) na qual suas atividades se estendem.
Foi entre as 120 mil obras do acervo do Centro Pompidou, o maior da Europa, que os fundamentos da arte moderna e contemporânea foram desenhados. Sua coleção abriga obras de grandes artistas como Marcel Duchamps, Frida Kalo, Marc Chagall, Kandinsky, Robert Delaunay, entre outros.
Mesmo para aqueles que não pretendem visitá-lo, ao redor do centro o ambiente repleto de artistas, fontes, esculturas, bares e cafés com acesso wi-fi gratuito e o contraste do moderno e do antigo unindo-se com tanta alegria oferece um momento especial na cidade.