Restaurantes em Paris: O Café Zimmer é uma restaurante muito especial, pois se as paredes falassem teriam muita para contar:
Após a guerra de 1870 e a tomada da Alsacia pelos alemães, muitos alsacianos desejosos em manter a nacionalidade francesa migraram à Paris. Graças a essa nova migração, apareceram então novos restaurantes em Paris com estilo tradicional da região deixada.
Chamadas em francês de Brasseries ou cervejarias, o Café Zimmer, Wepler, Dreher e Bofinger são alguns desses estabelecimentos centenários da cidade.
Em 1896, a cervejaria ou Café Zimmer do Châtelet era famosa por ser considerada uma das mais belas da cidade.
Com o seu teto coberto de afrescos, o novo “point” se destacava pela elegância e a beleza de sua decoração. O bar recebia os clientes em pufes e sofás, oferecendo um conceito revolucionário para a época.
Além do novo conceito arquitetônico e decoração interior que dinamizaram a vida noturna de Paris no final do século XIX, a história do Zimmer está intimamente relacionada à cultura francesa.
Nos áureos tempos da cervejaria, portas do Grande Teatro de Châtelet permitiam acesso direto aos seus espectadores para o térreo e o salão do 1º andar do Zimmer.
A cervejaria era então ponto de passagem de personalidades como Jules Verne, Émile Zola, Sarah Bernhardt, Claude Debussy, Henri de Toulouse-Lautrec, Richard Strauss, Arturo Toscanini, Marcel Proust, Guillaume Apollinaire, Igor Stravinsky, Nijinsky, Pablo Picasso entre outros.
E como se isso não bastasse, durante a segunda guerra mundial, os resistentes "Honra do Policial" se encontravam em seu vasto porão para reuniões secretas. Aparentemente o mesmo porão serviu de esconderijo e permitiu a muitas famílias escapar da persecução anti-semita.
Em 2000, a sua renovação foi elaborada pelo renomado decorador Jacques Garcia com objetivo de realçar a autêntica alma do lugar.
Mas como nem beleza, nem história enchem barriga, fui pessoalmente para me certificar que a comida está amplamente à altura do peso histórico do lugar.
E após ter aprendido tanta coisa, chegou finalmente a hora de provar a comida. (Miam Miam) Na foto você vê o filet de atum com legumes e batatas fritas.
Veredito? A comida estava saborosa, os produtos eram frescos e de qualidade, o ponto de cozimento e textura ideias.
Fácil entender porque é servida com sorriso e orgulho pelo simpático pessoal.
Situado em pleno coração do Châtelet, o Café Zimmer pode entrar na lista de um dos excelentes restaurantes de Paris.
Apesar do passado glorioso, o cardápio é simples, porém bem elaborado, assegurando ao cliente o esmero do chefe no preparo dos pratos. E sobretudo, nenhuma comida congelada.
Muitas destas antigas “brasseries” hoje vivem de seu nome e ligação com o passado e se contentam em oferecer uma comida honesta. Lugar bonito e enriquecedor, localizado em pleno centro de Paris, ao lado do Rio Sena e com comida excelente!? Recomendo.