Um arco triunfal, e mais geralmente um arco monumental, é uma estrutura monumental que abrange uma estrada e usa a forma arquitetônica do arco com uma ou mais passagens abobadadas. Esse tipo de obra é um dos elementos mais característicos da arquitetura romana, usado para comemorar generais vitoriosos ou eventos importantes, como a morte de um membro da família imperial, a ascensão ao trono de um novo imperador ou as fundações de novas colônias, a construção de uma estrada ou uma ponte.
O Arco de Triundo de Paris é o segundo monumento mais visitado pelos brasileiros em visita à capital francesa.
As primeiras grandes obras de desenvolvimento do que se tornaria a Avenida des Champs-Élysées e a Place de l'Étoile datam do ano de 1667. Foi o jardineiro André Le Nôtre que relizou a perspectiva criada para o rei Luís XIV a partir do Palácio das Tuileries até a Colline de Chaillot (agora Place de l'Étoile). O eixo principal deste novo jardim em perspectiva era usado como caminho para chegar ao Château de Saint-Germain-en-Laye.
Coroado em 1804, Napoleão liderou grandes campanhas militares com seu exército. Após a Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805, ele instruiu seu Ministro do Interior, Jean-Baptiste Nompère de Champagny, a começar urgentemente a trabalhar em um arco triunfal para a glória de seus soldados. Com a queda do Império de Napoleão I em 1814, a construção do Arco do Triunfo foi brutalmente suspensa. E foi apenas nove anos depois, em 1823, que o rei Luís XVIII ordenou a retomada do trabalhos, que terminaram em 1836.
Suas dimensões são excepcionais: cerca de 50 m de altura, 45 m de comprimento e 22 m de largura.
O “Soldado Desconhecido” foi enterrado aos seus pés em 1921. A chama da lembrança acende todos os dias às 18h30.m.
Também aos pés do monumento encontramos o discurso do apelo de Charles de Gaule durante a segunda Guerra Mundial que encontra-se gravado sobre o piso.
O Arco do Triunfo é decorado com alegorias, altos e baixos relevos referentes às maiores batalhas livradas pela França.
No topo você encontra um panorama único dos Campos Elíseos, a avenida mais bonita do mundo.
A instituição Monuments Nacionaux disponibiliza durante sua visita documentação em português.