Bruges, a Veneza do Norte. Apesar de não possuir as tão sonhadas gôndolas, Bruges, localizada na Bélgica e a apenas 310 quilômetros de Paris, merece tal apelido.
Com apenas 14 quilômetros de extensão, inteiramente construída sobre os inúmeros canais, que atravessam a paisagem medieval praticamente intacta, as suas 83 pontes, 17 igrejas, 125 cafés e 130 cisnes, além de ser tão charmosa e romântica quanto a sua famosa homóloga italiana, a cidade faz parte da lista de patrimônios históricos tombados pela Unesco.
Formada em 1128, Bruges, que já foi o principal centro comercial do norte da Europa entre os séculos XIII e XV, vive hoje, sobretudo, do turismo.
Além do Hôtel de Ville (prédio da prefeitura), a Basílica de Saint-Sang (São Sangue), uma igreja beguina e a Notre Dame, onde se encontra uma das esculturas da Pietá, esculpida pelo Michelangelo, a outra atração do local é a Praça do Mercado.
Repleta de restaurantes em volta, as estrelas do local são o prato de moules frites (mexilhões com batata fritas) e os aproximadamente 365 tipos de cervejas, quase uma diferente para cada dia do ano, como explicam orgulhosamente os habitantes da cidade.
Os chocolates artesanais são, também, outra especialidade de Bruges. Em cada esquina, há uma butique com barras e mais barras de cacau expostas como uma obra rara num museu.
A renda de Bruges, encontrada em diversas lojas do centro histórico, é a outra particularidade da “Veneza” do norte da Europa. Uma tradição da Renascença, o ponto de Bilro é uma técnica artesanal passada através de gerações pelas rendeiras da cidade.
Para admirar a arquitetura pitoresca do lugar, repleta de ruelas sinuosas, casinhas de madeira ou pedra, a melhor escolha é caminhando ou andando de bicicleta, que pode ser alugada em diversos pontos da cidade.
Já para aqueles que preferem um “mergulho” nos canais ou passar por baixo de uma das inúmeras pontes como a mais antiga de Bruges, construída no século XIII, a opção mais adequada é um passeio de 30 minutos de lancha, organizado em grupo e pelo seu guia.
Conheça nosso passeio para Bruges, na Bélgica ou ainda, fale conosco