Enchente do Rio Sena janeiro 2021- O nível do Rio Sena continua subindo em Paris e atingiu 4,33 m na manhã de quarta-feira informa o Vigicrue, o serviço de informações sobre o risco de inundações dos principais rios da França.
Um limite além do qual o tráfego fluvial é proibido para evitar que os barcos atinjam as pontes. De acordo com Voies Navigables de France, a navegação está suspensa desde as 8h30 de quarta-feira, entre Pont de Grenelle e o bassin de l’Arsenal.
Vigicrue, já havia colocado o trecho do Rio Sena em Paris em estado de alerta amarelo na segunda-feira de manhã. Ou seja a Cheia do Rio Sena em Paris "não causa danos significativos, mas exige vigilância especial no caso de atividades sazonais e/ou expostas" e afirma: "O Sena em Paris viu um aumento devido à propagação da onda de inundação vinda particularmente do Marne, bem como uma sucessão de distúrbios ativos no final da semana passada".
Note que após os transbordamentos e para proteger as áreas, várias seções estão fechadas ao tráfego:
De fato, é muito comum que durante o inverno o Rio Sena sofra uma cheia, afinal trata-se de um fenômeno natural em muitos cursos de água.
As inundações do Rio Sena tem suas causas nos seguintes fatores:
Em 2018 por exemplo, a enchente do Rio Sena atingiu seu pico em Paris na segunda-feira, 29 de janeiro, chegando a 5,84 m
A maior delas foi a inundação do Sena de 1910, muitas vezes referida como uma inundação de 100 anos, é o maior transbordamento conhecido do Sena depois de 1658.
A enchente afetou a maior parte de seu vale e, embora não muito mortal, causou danos significativos à economia regional, particularmente em Paris.
O Sena atingiu seu nível máximo, 8,62 metros na escala hidrométrica da ponte Austerlitz, em Paris, em 28 de janeiro.
No mesmo dia, 22.000 porões e centenas de ruas foram inundadas com água gelada e cada vez mais poluídas à medida que os esgotos recuavam.
Dezenas de milhares de poços em porões que não estavam ligados a coletores municipais foram inundados. Para piorar, os barcos citernas que deviam evacuar os resíduos de Paris não podiam mais passar por baixo das pontes. A situação de saúde se tornou preocupante, com casos de febre tifoide e escarlate relatados.
Finalmente, em meados de março 1910 a situação de emergência causada pela inundação do Rio Sena foi completamente resolvida.
Neste momento de fevereiro 2021, apesar da precipitação ainda esperada nesta semana, a previsão de Vigicrue permanece estável e o nivel do Rio Sena em Paris deve se estabilizar em torno de 4,28 m na quinta-feira. O fenômeno natural segue seu curso causando certos incômodos , mas sem representar nenhum perigo por enquanto.