Fevereiro em Paris- Como cidade mais romântica do mundo, Paris é a cidade dos sonhos para um casal passar uma Saint-Valentin ou ainda um Dia dos Namorados.
Porém, antes de falar das inúmeras atividades românticas que se oferecem à um casal em Paris durante o mês de fevereiro, vamos falar nesse post sobre a Saint Valentin e sua origem.
Você sabe por que aqui no hemisfério norte celebramos o Dia dos Namorados em fevereiro?
O Dia dos Namorados, festejado hoje no mundo inteiro, não tem origem única e poderia muito bem ser o resultado de vários fatores históricos e simbólicos.
A Tradição do Dia dos Namorados poderia ter sua origem no ritual Lupercales na antiguidade romana. Dedicado ao deus Lupercus, também chamado Faunus ou Pan entre os gregos, o deus da floresta, planícies e campos, estes dias eram celebrados no final do ano romano, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.
O ritual consiste, para os homens, perseguir mulheres a fim de atingi-las com peles de cabra que garantirão sua fertilidade.
Alguns anos após a queda do Império Romano, o ritual pagão foi substituído por uma festa cristã, dedicada ao amor e fertilidade: o dia dos namorados.
A origem do Dia dos Namorados pode ser também explicada, através da história de Valentin de Terni, um padre cristão que foi vítima do Imperador Cláudio II.
De acordo com a lenda, o imperador, que proibiu casamentos para que mais homens fosssem para a guerra, decidiu prender Valentin de Terni, nosso Saint-Valentin, depois de saber que ele estava casando cristãos.
Preso, Valentin conheceu Julia, filha de seu carcereiro, Julia era cega. Ambos desenvolveram uma relação romântica, ela trazendo comida e conforto ao prisioneiro, ele descrevendo apaixonadamente o mundo para aquela que não pode vê-lo. Um milagre do Dia dos Namorados, Julia acabará por recuperar a visão e lerá uma carta de seu amante assinada: "Teu Valentin".
O imperador furioso executou o Saint-Valentin, espancado e decapitado no dia 14 de fevereiro de 269. Valentin de Terni foi mais tarde canonizado em 1496.
Para encontrar uma origem histórica comprovada no Dia dos Namorados temos que nos voltar para o século XIV.
A Grã-Bretanha católica da época, convencida de que os pássaros escolhiam 14 de fevereiro para acasalar, celebrava a festa dos amantes neste dia.
O poeta cavaleiro Otho de Grandson se baseará na tradição para lançar a moda das palavras doces dirigidas à sua amada em 14 de fevereiro, que serão então adotadas na França na corte de Charles d'Orléans. O mundo anglo-saxão permanecerá ligado à tradição do Dia dos Namorados que, a partir do século XIX, se tornará o fenômeno comercial que conhecemos agora.
Namorar em Paris é uma delícia. Nada mais romântico que andar pelas margens do Rio Sena de mãos dadas, cruzar suas pontes e ouvir seus músicos ambulantes.
Outras opções mais glamorosas inundam a criatividade dos amantes da capital francesas e seus arredores. O que poderia ser mais apaixonante que um cruzeiro pelas águas do Rio Sena, o verdadeiro coração da cidade? Ou ainda um espetáculo de cabaré acompanhado por champanhe?
Para aqueles que ousam uma aventura fora da capital, descobrir o Vale do Loire e andar pelos castelos que inspiraram WaltDisney à criar as mais belas histórias de princesas pode ser a pedida ideal, ou ainda descobrir as vinhas e renomadas adegas e beber Champanhe na região do mesmo nome.
Conte conosco para montar uma programação sob medida segundo seus desejos e orçamento, fale conosco.