Uma das maiores riquezas culturais francesas encontra-se na culinária: diferentes preparações de aves como frango, cordorna, patos, além do famoso fois gras, carne bovina, coelho, cordeiro, tudo é possível.
Doces e pães, então, nem se fala! Estamos na terra da baguete, do croissant, do chantilly, da pasta de amêndoas, do torrone, do creme de castanhas, a lista não tem fim. Para quem gosta de suspiros, « macarrons » e para quem gosta de doce de leite, «confiture au lait »
Como explicar que tanta gente que visita Paris come mal. Ja ouvi muitas reclamações e quando estive aqui como turista, também deixei-me intimidar pelos preços e comi comida do mundo inteiro, menos francesa.
Mas não é necessário ir no Tour d’Argent ou deixar seus econômias anuais na hora de pagar a conta para comer bem em Paris. Muitos cafés e bistrôs oferecem cardápios excelentes.
Descubra onde Comer crepe em Paris
Nos inumeros cafés ( Brasseries) de Paris há comida muito boa e na hora do almoço os preços valem a pena. Nas lousas negras penduradas nas porta das Brasseries procure pelo cardápio do dia ou Menu du Jour
Você vai encontrar preços em torno de 10 a 17 euros para entrada e prato quente ou prato quente e sobremesa e 16 a 19 para entrada, prato principal e sobremesa.
Na hora do jantar, o luxo das luzes temperadas sob decorações requintadas, além da forte demanda, fazem com que os preços dos cardapios ( menus) aumentem para 25 à 45 por pessoa.
Há normalmente 3 ou 4 escolhas de entradas, a mesma coisa para os pratos principais e as sobremesas.
As « brasseries »são instituições e de maneira geral mesmo quando pago um pouco a mais do que o previsto, parto tão satisfeita que me digo que foi sem duvida a lição de cultura mais deliciosa que tive. Um verdadeiro investimento.