Roteiro Romântico em Paris: Paris é a cidade do romance por excelência.
O que faz um casal quando esta em Paris? Quem nunca sonhou de andar de mãos dadas as margens do rio Sena? Em beijar seu amor embaixo da Torre Eiffel? Na frente da Notre Dame?
Lugar para beijar em Paris é o que não falta. Para você encontrar qual o SEU lugar especial, ou ainda visitar todos eles, fiz uma lista de pontos famosos, escondidos, históricos, pitorescos e bonitos para seu beijo.
Como na primeira vez
A ponte mais antiga de Paris guardou seu nome original, recebido durante sua construção entre 1578 e 1604. Patrimônio histórico da humanidade, esta ponte desvenda ao transeunte as margens do Rio Sena e seus inúmeros monumentos, as águas movimentadas pelos “bateaux mouches” e, sobretudo, reserva vários espaços em meia lua, ocupadas no final do sec. XVIII por lojinhas e animadores, para que hoje turistas fotografem a paisagem e os apaixonados se beijem.
Um beijo demorado
Completamente pedestre, esta ponte oferece calma e o murmurinho dos estudantes e parisienses ali reunidos em volta de um vinho (escondido) e as vezes até de um violão. Ideal para aquele beijo bem demorado (com ou sem pic-nic)
Sinta-se como a princesa Anastásia
Símbolo da amizade entre dois países e lembrança da febre russa que invadiu Paris na primeira metade do século 20, a Ponte Alexandre III é uma das mais lindas da cidade. Seus candelabros e esculturas revelam o glamour e riqueza da nobreza russa que freqüentou Paris a partir de 1900 e estabeleceu-se, depois da revolução de 1917.
Beijo histórico
Roteiro Romântico em Paris: Ali onde viviam alguns pescadores gauleses, os parisis, foi o berço do nascimento da cidade de Lutecia, lugar conquistado e apreciado pelos romanos desde 50 AC. Na frente do Palácio de Justiça para um beijo histórico e lá onde foi queimado o templário Jacques de Molay para um beijo ardente sob as arvores.
O Beijo Singelo
No Louvre na sessão esculturas italianas (galeria Michel Angelo) pare alguns minutos e aprecie Psyché recevant le premier baiser d’amour de Antonio Canova. Não perca esta oportunidade, na presença de Cupido, de dar e receber um beijo singelo e cheio de promessas. Caso não você passe na sessão de esculturas italianas, então nas pinturas francesas admire as obras de Bouguereau e seu quadro Psyché et L’Amour
O Beijo Ardente
Mas se deseja um beijo surpreendente, ainda no Louvre, vá até Le Verrou de Fragonnard.
Le Verrou significa a Fechadura. Além do grande simbolismo erótico e da impetuosidade do personagem masculino o que mais marca quando olhamos a obra é a vontade que fica de um gesto tão ardente
Beijos até perder o fôlego
O Museu Rodin é uma verdadeira “via-sacra” do beijo. A escultura O Beijo logo na entrada promete. Deixe se levar por Romeo e Juliette, Adam e Eve, Paolo e Francesca, A primavera eterna... e depois da visita retome seu fôlego no jardim, a não se que ainda queira mais.
Beijo Escondido
O Palais Royal é um dos poucos palácios da cidade com vasto jardim interior tão acessível e escondido ao mesmo tempo.
Ali onde brincava Louis XIV quando criança, tudo é historia, luxo e serenidade em pleno centro de Paris. Os bancos sob as arvores parecem aguardar os casais, seus os beijos e caricias românticas
O beijo nas alturas
Se você começa sua subida perto do metro Abesses então chegara na Place do Tertre e se começar perto do metro subirá em direção a enorme basílica Notre Dame. Ambos os lugares merecem um super beijo, com a cidade a seus pés.
Ainda nas alturas: Após a escadaria para aceder ao topo da igreja Notre Dame
Na Torre Eiffel: de escada ou elevador o beijo lá em cima é estonteante ou então na Torre Montparnasse, no Arco do Triunfo
O Beijo famoso
Quem não conhece a famosa cena imortalizada por Robert Doisneau “le baiser de l'hôtel de Ville”? Tirada em 1950 sob encomenda da revista americana Life, a foto se tornou famosa nos anos 80/90 quando virou pôster e se vendeu a mais de 400.000 exemplares. Um recorde!
Beijo público
A cidade abriga inúmeros parques, lugares idéias para um beijo restaurador
O jardim de Luxembourgo e a fonte de Medicis
O Champs de Mars, logo abaixo da Torre Eiffel
O Jardim de Tuileries e sua vista para a linda Praça da Concordia
E agora que já leu estas dicas invente seu próprio roteiro:
Imagine quantos beijos cinematográficos podem dar em Paris:
Pense em Godard e Truffault e seu primeiro filme de 1959 Acossado (A bout de soufle),
Reviva no seu hotel e perto do metro Bir-Hakeim o Ultimo Tango em Paris filmado em 1972 (Bernardo Bertolucci)
Em Montmartre não esqueça como a Amelie Poulin encontrou o amor de sua vida e deixe se levar por este clima de nostalgia e “amour” que paira nas ruas de lá.
E para terminar deixe Woody Alen e Meia Noite em Paris inspira-los para fazer uma escolha só sua do sua Paris Romântica preferida.
Bibliografia
Ou s’embrasser à Paris – Thierry Soufflard
Metronome – Laurent Deustch