Santa Teresa e a Basílica Notre-Dame-des-Victoires em Paris
Quem nunca ouviu falar de Santa Teresinha de Jesus, ainda que em uma canção infantil?
Mesmo aqueles turistas que vêm hoje e pedem para conhecer Lisieux, lugar onde viveu Santa Teresa, muitas vezes desconhecem que a pequena santa era devota de Nossa Senhora das Vitórias e que a ela rendia graças na basílica do mesmo nome localizada no centro de Paris, no distrito 2.
Graças a uma novena que mandou rezar seu pai na Basílica de Notre Dame des Victoires, Santa Teresa de Lisieux teve visões da Nossa Senhora e encontrou cura e alivio para uma doença que a assolava.
Lugar de alto culto “Tereziano”, a Basilica Notre Dame des Victoires , mantém viva a chama da criança que foi devota de sua santa padroeira e nela encontrou inspiração.
Construída em 1666, suas paredes são cobertas com mais de 37000 ex-votos em mármore em agradecimento a Nossa Senhora das Vitórias.
Dois dos ex-votos que cobrem a igreja são escritos pela própria Santa Tereza, testemunhando de sua emoção quando esteve ali e de sua devoção pela padroeira da igreja.
Um altar dedicado a Santa Teresa e outro dedicado a seus pais Zelie e Martin lembram a religiosidade e a santidade dos membros da família.
De fato, Zelie e seu marido Martin também foram canonizados como padroeiros da família.
No fundo da igreja, atrás do altar principal, uma capela dedicada ao casal convida a introspecção e calma.
Todos os anos, no mês de maio a basílica recebe as relíquias de Santa Tereza para a adoração e realiza uma novena com o tema a família.
Do lado direito do altar principal uma imagem de Nossa Senhora das Vitórias é freqüentemente velada por praticantes e fieis.
Seu campanário contem 4 sinos
A igreja se encontra nas proximidades do Palais Royal, 3 Rue Notre-Dame-des-Victoire