Descubra 10 das melhores especialidades francesas para curtir com a família ou amigos.
Nestes tempos difíceis, buscamos explorar o mundo de forma diferente.
A culinária francesa é uma das melhores do mundo e até foi incluída no patrimônio cultural imaterial da humanidade.A culinária pode nos contar muito sobre um país, e assim como a beleza das paisagens francesas e riqueza de sua cultura, a gastronomia francesa tem muito a oferecer.
Se você ainda não pode viajar para a França para desfrutar de seus deliciosos pratos , você pode provar algumas dessas especialidades francesas em sua casa e aprender mais sobre suas origens.
Descubra 10 das melhores especialidades francesas para curtir com a família ou amigos.
A tartiflette é uma especialidade culinária francesa originária de Savoy.
A receita moderna é inspirada no péla (prato tradicional do Savoyard feito com batata gratinada, cebola e queijo, feito em uma frigideira muito longa chamada de péla (pá) em dialeto Savoyard. A tartiflette é distinguida principalmente pelo modo de cozinhar as batatas e pela adição de vinho branco.O nome tartiflette, de invenção recente, deriva do nome da batata em Savoyard, tartifla, um termo também encontrado em Provençal tartifle. O prato foi inventado nos anos 70 servido em estações de esqui da região e encontrou franco sucesso, se espalhando pela França rapidamente.
O prato cozido ao forno e composto de:
SAIBA MAIS RECEITA TARTIFLETTE
Um prato um pouco parecido com Tartiflette, porém essa receita a base de batatas gratinadas ao forno vem do Dauphiné e tem um sabor completamente diferente.
A história dos Gratins Dauphinois nos leva de volta, é claro, à região do Dauphiné, localizada no sudeste da França. Hoje o Dauphiné está dividido em quatro departamentos: Isère, Drôme, Hautes-Alpes e parte do Rhone.
O gratin dauphinois está ligado à Revolução Francesa em 7 de junho de 1788. A cidade de Grenoble foi o cenário de um motim. O "Dia das Telhas" permanecerá como um dos dias que marcam o início da Revolução Francesa. O Duque de Clermont-Tonnerre, Tenente-General e Comandante-em-Chefe do Dauphiné desempenhará um papel fundamental na retirada das tropas dos insurgentes para evitar um massacre. Em 12 de julho, o Duque oferece uma refeição aos Oficiais Municipais de Gap. Segundo Claude Muller, historiador do Dauphiné, foi nesta ocasião que "o termo gratin dauphinois foi escrito pela primeira vez ".
Para preparar esta especialidade de Dauphiné, você só vai precisar de batatas, crème fraîche e possivelmente um pouco de cebolinha fresca. Este prato se encaixa perfeitamente na cozinha tradicional francesa e pode ser comido como prato principal ou como acompanhamento.
Embora esta especialidade francesa se origine de Languedoc, este prato tradicional da culinária francesa está bem associado com a cidade de Toulouse. Cassoulet é um prato delicioso, mas calórico, incluindo feijão branco, confit de pato e salsicha. É o prato perfeito para comer no inverno. Sua receita é compasta de
Carne borgonha: uma história de vinho e carne
Referir-se às especialidades francesas e à culinária tradicional, sem mencionar a carne borgonha, é simplesmente impossível.
Tradicional prato do domingo, o boeuf bourguignon, como o nome sugere, tem suas origens na Borgonha da Idade Média, uma região conhecida por seus vinhedos e fazendas de gado.
Entre as os vinhedos de Nuits-Saint-Georges e Côtes-de-Beaune famosos pela excelência de seus vinhos e sua carne Charolaise considerada entre as mais melhores entre os gourmets, a Borgonha é uma região representativa de uma certa visão rústica da culinária francesa, ao mesmo tempo simples, generosa e saborosa. O Boeuf Bourguignon é um prato emblemático da França, servido desde as cervejarias mais populares até as mesas de famílias burguesas aos domingos.
Para preparar este prato, basta cozinhar a carne lentamente em vinho da Borgonha. Acompanhe a carne com legumes frescos (cogumelos, batatas cozidas no vapor, cenouras...) e você terá com certeza uma boa refeição.
SAIBA MAIS - RECEITA COMPLETA BOEUF BOURGUIGNON
O galo com vinho é um outro prato clássico e tradicional da culinária francesa preparado com vinho tinto. Seu preparo lembra muito o Boeuf Bourguignon, no entanto aqui é elaborado com uma ave.
Para preparar este prato, você precisa de um galo cortado em pedaços cozidos em bom vinho (geralmente tinto, mas riesling também pode fazer o truque) e acompanhado de cebola, cenoura, um buquê de hervas finas e cogumelos. Aproveite sua refeição.
O steak tartare é uma das especialidades francesas mais populares entre os amantes de carne.
Deve-se dizer que este prato oferece duas enormes vantagens. Por um lado, é delicioso. Por outro lado, este prato é fácil de cozinhar: tudo o que você precisa é de um bife moído fresco de boa qualidade (peça ao seu açougueiro), alcaparras, um ovo cru e condimentos.
O prato de carne crua se integrou perfeitamente à culinária francesa, mesmo que não seduza a todos. Hoje, o steak tartare pode ser oferecido de mil maneiras mas é sempre considerado uma must da gastronomia francesa.
Para fazer este prato, você só precisa de legumes e um pouco de carne. Coloque todos esses ingredientes em uma panela grande, encha-o com água e cozinhe-o lentamente. Carnes em cubo, hervas finas; cenouras, alho-poró e aipo dão o gostinho de outrora.
E bom apetite!
Quiche é uma das especialidades culinárias mais deliciosas de Lorraine, juntamente com bergamotas, madeleines e mirabelle. Coberta com bacon esta torta salgada é idealmente comida como entrada. Esta especialidade tradicional francesa pode ser apreciada com uma boa salada verde ou endives
SAIBA MAIS - RECEITA QUICHE LORRAINE
Crepes são a especialidade da Bretanha por excelência.
Acompanhados por uma boa tigela de cidra, eles são comidos salgados (crepe de trigo) ou doces no momento da sobremesa. O crepe é um símbolo da culinária francesa popular entre turistas estrangeiros.
SAIBA MAIS RECEITA CREPE
Cultivadas principalmente na bacia de Marennes-Oléron, as ostras são um dos pratos mais consumidos durante a temporada de festas. O que seria a gastronomia francesa sem seus famosos frutos do mar?